ECOSOC - Oficina de Ecologia e Sociedade

Seminário

Relações entre humanos e outros primatas: Como compor vivências na pesquisa, ensino e conservação frente às subversões e reproduções da colonialidade?

Eliane Sebeika Rapchan (CES)

26 de setembro de 2024, 14h30

Evento em formato digital

Humanos compartilham territórios e recursos com outros desde, pelo menos, o surgimento do gênero Homo. Apesar da importância dos chamados primatas não-humanos na ciência, a maioria das audiências não conhece o valor das relações entre humanos e outros primatas nem compreende a importância da cosmovisão das comunidades locais para enfrentar a crise ambiental. Estudos multidisciplinares globais recentemente publicados indicam grande concentração de espécies e populações de primatas nas regiões Neotropical, Afrotropical e Indo-Malasiana, onde se destaca o papel central dos povos indígenas, suas línguas, culturas e conhecimento na reprodução de ecossistemas mais saudáveis e sustentáveis, bem como para o futuro dos primatas. A despeito de toda a diversidade eco-social essas regiões também compartilham as consequências de suas histórias coloniais manifestas tanto na produção científica quanto na destruição ambiental e exploração de recursos.

Essa apresentação visa compartilhar alguns resultados da pesquisa pós-doutoral, com ênfase em narrativas antropológicas sobre relações entre humanos e outros primatas nas bacias Amazônica e do Congo. O objetivo é contribuir com a produção de reflexões sobre as possibilidades de pesquisadores envolvidos com temas como ambiente, sócio-ecologia de primatas e relações entre humanos e primatas não-humanos aliar-se, frente à crise climática que vivenciamos, em favor de elaborar perguntas de pesquisa em comum, como enunciado pela socióloga Verónica Policarpo, e de que modo tais experiências e seus resultados poderiam alinhar-se ao ensino de ciências ambientais

Moderador: Vinicius Souza Magalhães Leite (IOC-FIOCRUZ-RJ) | Comentários: Joana Vaz Sousa (CES)

Parte do ciclo "Como (re)pensar a educação científica face às suas colonialidades?". Primeira sessão a 23 de setembro.

Evento no âmbito da Oficina de Ecologia e Sociedade (ECOSOC-CES)

______________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis >> https://zoom.us/j/3390105717

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.