Rachel Carvalho
Nota biográfica
Rachel Carvalho é cientista social. Iniciou seu percurso acadêmico como bolsista de extensão universitária e iniciação científica na graduação em Ciências Sociais (UENF/RJ: 2005-2008) participou de projetos de investigação relacionados ao desenvolvimento local e regional do norte do estado do Rio de Janeiro. Neste mesmo período, complementou seus estudos acadêmicos e científicos na Universidad Metropolitana em Porto Rico, onde desenvolveu investigações na área de sustentabilidade com jovens da região de Cataño. Sua formação interdisciplinar, complementada pelos estudos das Ciências Ambientais, a possibilitou compreender as complexidades das questões sócio ambientais no contexto brasileiro. Com intuito de aprimorar a extensão universitária, se especializou em Educação (PUC/RJ) e Gestão Ambiental (UFV/MG), e a partir das experiências adquiridas na interdisciplinaridade das áreas realizou mestrado em Práticas de Desenvolvimento Sustentável (UFRRJ/RJ). A investigação tratou sobre a importância da participação cidadã para legitimar e manter as políticas públicas e o fomento da democracia; em especial no que diz respeito às Organizações da Sociedade Civil e espaços de controle social, no contexto brasileiro. Atualmente, é doutoranda em Democracia no século XXI, pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, onde desenvolve sua investigação área da educação política, notadamente para democracia no Brasil, Portugal e Cabo Verde. Com sólida formação humanística e científica, participou de cursos de formação complementar em Universidades na Argentina, Porto Rico, Portugal, Itália, Índia e Bélgica. Além da carreira académica, tem se dedicado à consultorias nas áreas de gestão e ensino com ampla experiência em investigação de diagnósticos sócio territoriais em diferentes cidades. Ao longo de sua carreira académica e profissional, atuou nas áreas socioambientais, direitos humanos, auditorias, certificações e avaliações de projetos de responsabilidade social e licenciamento ambiental. No que tange a gestão, desempenhou atividades em projetos de fomento a organização comunitária, participação nas políticas públicas e educação. Esse último, teve por objetivo promover o acesso e leitura a escrita da língua portuguesa por meio de atividades lúdicas e participativas em escolas públicas brasileiras. Por fim, no que tange ao ensino, ministra aulas e elabora materiais educativos sobre temas: Democracia, Controle Social, Políticas Públicas, Tecnologias Sociais. Com o intuito de disseminar saberes e conhecimentos, vem publicando artigos científicos, capítulos de livros, cartilhas, além de ter sido organizadora de coletânea de livros de poesia infanto-juvenis. No campo da divulgação acadêmica, seja como ouvinte, palestrante, ou via submissão de propostas, tem participado de eventos nacionais/internacionais de ordem científica, artística e organizados pela sociedade civil. Como cientista social busca constantemente aperfeiçoar seus conhecimentos para compreender as pluralidades epistêmicas do mundo e atuar de forma sistêmica nas pesquisas e projetos que atua.
Últimas Publicações
Artigo em Revista Científica
Carvalho, Rachel (2023), "A governança global e democracia: considerações sobre o Consenso de Washington e o "desenvolvimento" no Brasil", Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, 4, 2, 1-17
Ler maisCapítulo em Livro
Carvalho, Rachel; Miscali, Sandra; Reis, Fabiana (2022), Indicadores para monitoramento e avaliação de projetos de educação ambiental aplicados à gestão pública, in Jamile Marques (org.), Gestão de Projetos Socioambientais na Prática: Conceitos, Ferramentas e Casos de Sucesso. Rio de Janeiro: BRASPORT
Ler maisCapítulo em Livro
Carvalho, Rachel (2021), "Nós somos o movimento": organização comunitária na luta pelo acesso ao saneamento básico na Bacia de Campos, Rio de Janeiro, Brasil, in Ednilson Gomes e Simonne Teixeira (org.), Public Participation in environmental impact assesments. Experiences from Brazil. Newcastle upon Tyne, UK, and Rio de Janeiro: WATERLAT-GOBACIT NETWORK Working Papers, 5-26
Ler mais