Gonçalo Canto Moniz


Nota biográfica

Gonçalo Canto Moniz é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde é co-coordenador da linha temática Culturas Urbanas, Sociabilidades e Participação. É Professor Associado do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em 1995 e doutorou em 2011. Coordena o projecto europeu URBiNAT "Healthy corridor as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS", financiado pelo H2020 (2018-2024) e co-coordena o projeto europeu "TRANS-Lighthouses: Para além do verde - Faróis de soluções transformadoras baseadas na natureza para comunidades inclusivas", financiado pelo Horizon Europe (2023-2026) Tem investigado e publicado sobre Regeneração Urbana e sobre Arquitectura Moderna, nomeadamente sobre os equipamentos escolares e o ensino da arquitectura, sendo autor do livro "O Ensino Moderno da Arquitectura. A Formação do Arquitecto nas Escolas de Belas Artes em Portugal (1931-69)" (FIMS, Afrontamento, 2019). É membro do ISC Education and Training do DOCOMOMO Internacional.


Últimas Publicações

Livro

Canto Moniz, Gonçalo; Bechet, Béatrice; Lameiras, José Miguel; Acri, Marco; Nunes, Nathalie; Ferreira, Isabel; Tasheva-Petrova, Milena; Andersson, Ingrid; Caitana, Beatriz; Ferilli, Guido (2024), Proceedings of the International Conference on Nature for an Inclusive and Innovative Urban Regeneration (NATiURB 2022). Atlantis Press International BV

Ler mais

Artigo em Revista Científica

Moniz, Gonçalo Canto; Correia, Luís Miguel; Bandeirinha, José António (2024), "Co-creation Processes to Rethink Architectural Design", Joelho: Journal of Architectural Culture, Architectural Design as a Co-Creation Process, 15, 13-16

Ler mais

Capítulo em Livro

Moniz, Gonçalo Canto (2024), Mestres e Colegas: Tempos de Escola, in Bernardo Pizarro Miranda, João Alves da Cunha e Manuel Possolo da Cruz (org.), Alberto Cruz. Cascais: Câmara Municipal de Cascais, 10-12