Teses Defendidas

O bumba meu boi como zona de contacto: trajetórias e ressignificação do património cultural

Maria da Conceição Salazar Cano

Data de Defesa
29 de Janeiro de 2019
Programa de Doutoramento
Patrimónios de Influência Portuguesa
Orientação
João Leal e Sandra Xavier
Resumo
Aclamado nacionalmente como a manifestação cultural mais emblemática do Maranhão, o bumba meu boi destaca-se pelo caráter lúdico e pela dimensão religiosa, a qual pode ser observada tanto em suas relações com o catolicismo popular, sobretudo na devoção a São João, quanto em suas conexões com as religiões afro-brasileiras. Com uma trajetória marcada por momentos de repressão, criminalização e preconceito social, o bumba meu boi passou por um longo processo de objetificação cultural (Handler, 1988) até atingir o estatuto de símbolo identitário e de património cultural imaterial do Brasil.

Considerando a atuação de um conjunto de atores políticos e sociais neste processo, examino os diferentes discursos construídos em torno do bumba meu boi para compreender a ressignificação desta brincadeira, as sobreposições de interesses e as negociações existentes. Por meio de uma abordagem antropológica e etnográfica e de um trabalho de campo realizado em São Luís do Maranhão, proponho uma análise do bumba meu boi como zona de contacto (Pratt, 1999a; Clifford, 1999) e de hibridação cultural (Canclini, 1998) de modo a perceber até que ponto as trocas, contactos e interações observados no e a partir do bumba meu boi são mediados por relações de poder.

Através da analogia do bumba meu boi como zona de contacto procuro refletir as negociações, trocas e/ou sobreposições de culturas, pessoas e interesses nos variados contextos que serão abordados nesta tese. Dessa forma, este estudo contribuirá igualmente para uma melhor compreensão sobre os usos da cultura popular, sua ressignificação diante das trocas multidirecionais, sua contextualização em diferentes espaços sociais, sua transformação em símbolo identitário e sua ressignificação no atual contexto da globalização, para além de lançar um novo olhar sobre o bumba meu boi enquanto zona de contacto.

Palavras-chave: bumba meu boi, zona de contacto, património cultural imaterial