Oficina
Cartografias da resistência: Memórias trans e travesti da AIDS nas ruas da América Latina
Maria de Medeiros (Universidade Federal da Paraíba)
14 de fevereiro de 2025, 15h00
Sala 2, CES | Alta
As vivências de travestis e mulheres trans na América Latina são profundamente marcadas pela segregação social, especialmente diante da epidemia de HIV/AIDS. Inspiradas por Raewyn Connell (2015), entendemos a transexualidade não como uma condição fixa, mas como trajetórias de vida atravessadas por desafios e resistência. Para isso, nos apoiamos em narrativas de autoras trans e travestis latino-americanas, como A princesa de Albuquerque (1994), Las malas, de Villada (2021) e Lemebel (2009), que oferecem testemunhos políticos sobre a violência e as desigualdades intensificadas pelo HIV/AIDS.
O nosso foco está na relação entre espaço e subjetividade nessas narrativas. A rua, frequentemente o único espaço de socialização e construção de afetos para essas populações, contrasta com o ambiente doméstico, muitas vezes negado a elas pelo patriarcado cisheteronormativo. Assim, as narrativas analisadas refletem como a rua se torna um espaço de existência e resistência. Dessa forma, os espaços urbanos não são apenas cenários dessas histórias, mas elementos ativos na construção da subjetividade e cultura travesti.
Nota biográfica
Maria de Medeiros é Doutoranda e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Estudos Decoloniais e Feministas. Licenciada em Letras – Língua Portuguesa pela mesma instituição. Suas pesquisas abordam a memória coletiva de mulheres transexuais e travestis latino-americanas em contextos de exclusão e violência, além de temas como transfeminismos, feminismos decoloniais, poéticas orais e Epistemologias do Sul.
Organização: TRACE - Tracing Queer Citizenship over Time: Ageing, ageism and age-related LGBTI+ politics in Europe e REMEMBER: Vivências de Pessoas LGBTQ Idosas no Portugal Democrático (1974-2020)
Evento inserido nas comemorações de Fevereiro - Mês da História LGBTQI+