Oficina e Ciclo de Cinema
Memórias Assombradas: Narrativas do Trabalho Forçado nas Roças de São Tomé e Príncipe
26 a 29 de maio de 2025
CACAU - Casa das Artes, Criação, Ambiente e Utopia e Centro Cultural Português (São Tomé, S. Tomé e Príncipe)
No ano em que se celebram os 50 anos da independência de São Tomé e Príncipe, este evento propõe uma reflexão sobre a história e a memória do trabalho forçado nas plantações (roças) do arquipélago. Organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), através do projeto GHOST - As pós-vidas do contrato e da escravatura: Narrativas sobre trabalho forçado entre Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe (MSCA - 101105812), pela Associação ROÇAMUNDO e pelo Centro Cultural Português em São Tomé e Príncipe, o evento procura promover um espaço de debate em torno deste tema através de uma oficina e de um ciclo de cinema.
Natália Umbelina (Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto) e Nazaré Ceita (Universidade de São Tomé e Príncipe) farão uma leitura histórica do trabalho forçado nas roças, enquanto Miguel Cardina (CES) analisará as dinâmicas entre história e memória. Inês Nascimento Rodrigues (CES) explorará a fantasmagoria como ferramenta política de memória. A oficina abrirá ainda espaço para discutir as estéticas da fantasmagoria e outras formas de representação artística e cultural das plantações, com intervenções de Conceição Lima (Literatura), Olavo Amado (Artes Visuais) e Margarida Cardoso (Cinema).
Complementando a oficina, o ciclo de cinema amplia o debate com a exibição de cinco filmes: Banzo (2024), de Margarida Cardoso, O Canto do Ossóbó (2017), de Silas Tiny, Serviçais, das memórias às identidades (2017), de Nilton Medeiros, Contrato (2010), de Guenny Pires e S. Tomé: Os últimos contratados (2009), de Leão Lopes. Este evento representa uma oportunidade única de cruzar perspetivas académicas e artísticas para aprofundar o entendimento das complexas memórias do trabalho nas roças, explorando a fantasmagoria como uma poderosa lente de análise. Entrada livre.