PhD Thesis proposal
"Morte do cônjuge e redes relacionais: um estudo sobre a viuvez feminina"
Supervisor/s: Sílvia Portugal
Doctoral Programme: Doutoramento em Sociologia da FEUC
Funding: FCT
A viuvez é um fenómeno feminizado, transformador de diversas dimensões de vida das mulheres: individual, relacional, doméstica, social, cultural e económica. Esta investigação procura revelar as especificidades de uma realidade escassamente estudada na pesquisa sociológica, mobilizando os contributos das teorias das redes e da abordagem biográfica. Propõe-se um estudo da viuvez feminina que parte da análise das redes, considerando-as simultaneamente como variável independente e dependente, e que tem na sua base duas questões de investigação: Que alterações sofrem as redes de relações sociais das mulheres com a experiência da viuvez? Que papel têm as suas redes de relações sociais na vivência da viuvez?
A opção pela reconstituição das redes de relações das mulheres viúvas, através da realização de entrevistas em profundidade com carácter de histórias de vida, permitirá conhecer as trajetórias dessas mulheres, reconstruídas a partir dos seus discursos, dando a conhecer as múltiplas dimensões da sua existência e os modos em que a vida conjugal acontece. Essa abordagem evita uma visão cristalizada num único acontecimento da vida das mulheres e permite conhecer a experiência da viuvez à luz de outras transformações e transições pessoais, familiares, sociais e culturais.
Para uma análise aprofundada da viuvez, propõe-se, ainda, olhar o contexto da perda do cônjuge, as condições do morrer e o processo mais ou menos ritualizado de lidar com essa perda. Ou seja, compreender de que forma as variáveis relacionadas com a morte e o luto moldam o modo como se pensa e se vive a viuvez.
Nesta investigação, a afirmação da viuvez como um fenómeno relacional assume um duplo sentido: porque se propõe compreendê-lo através dos padrões relacionais das mulheres viúvas; porque se propõe compreendê-lo analisando a relação com outros processos que moldam e são moldados pela experiência da viuvez.