Cescontexto-Debates
Debates nº 28
Diálogos com António Nóvoa
Reflexões sobre modelos de formação de professores/as e redes colaborativas entre escolas e universidades em Portugal e no Brasil
Neste número publica-se um conjunto de textos que formalizam a criação do Laboratório de Reflexão e Acção na Formação Docente, no seguimento do evento “Investigação-Acção Pedagógica | Laboratório Virtual de Reflexão e Acção entre escolas e universidades para a Formação Docente em Portugal e no Brasil”, organizado pelo Centro de Estudos Sociais e coordenado por Rita Campos (CES-UC) e Sueli Lima Moreira (UERJ-FFP).
O encontro reuniu um grupo diversificado de pessoas com o objectivo de pensar um outro lugar para a formação docente e as interligações entre escola e universidade. Os textos incluídos neste número reflectem as várias práticas, experiências, pontos de vista e teorias que dão pistas sobre esse outro lugar, elaborados a partir das partilhas pessoais e reflexões suscitadas pelo trabalho do Professor António Nóvoa (UL).
Esta publicação inclui um Prefácio da autoria do Professor Nóvoa, que nos inspira e motiva na procura de práticas transformadoras e emancipadoras no campo da educação e formação docente, que ajudem a reforçar os laços entre escolas, universidades e comunidades e a contribuir para a valorização e apreciação das/os professoras/es e da educação.