Livro

«Para Além de Nostalgia. Ensaio autobiográfico de um sociólogo» de Elísio Estanque

Vida Económica, 2025

Elísio Estanque leva-nos em viagem por décadas da nossa História recente através do seu percurso de vida. Um percurso que se inicia, e inevitavelmente regressa, ao seu Alentejo profundo: o de um filho de camponeses iletrados e pobres que, apesar da ditadura obscurantista, medram à conta de muito mourejar. Um jovem rural que aproveita as transformações revolucionárias que Abril lhe abriu e se põe a descobrir a cultura urbana da capital, a desbravar oportunidades de trabalho e novos horizontes sociais e políticos, investindo em experiências e nos estudos.

Estudos que o habilitam com a ferramenta sociológica com que vai passar a dissecar tudo o que o rodeia: das trágicas vicissitudes que afetaram a família, às relações afetivas que o vão fazendo crescer, dos ambientes universitários em que evolui, aos estabelecimentos fabris onde se integra para analisar relações laborais, passando pela observação das condicionantes sociais, culturais e geoestratégicas que caracterizam países a que fica ligado, designadamente a Ucrânia, os EUA e o Brasil.

Este Para Além da Nostalgia - Ensaio autobiográfico de um sociólogo é mais do que o autor no final resume como "um olhar no retrovisor da vida, observando através dele os vestígios do passado a reerguerem-se da lixeira do esquecimento": é um fresco de impressionante nitidez do evoluir da sociedade portuguesa, indissociável dos progressos, e regressões, que a Humanidade vem conhecendo. Traz de volta o passado, ajuda a compreender o presente e predispõe para entendermos o futuro.


Sobre o autor

Elísio Estanque é sociólogo, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais da mesma universidade. As suas principais áreas de investigação são as Relações de Trabalho e Sociologia da Empresa, o Sindicalismo e os Movimentos Sociais, a Sociologia da Juventude e as Classes e Desigualdades Sociais.