Cláudia Nogueira
Nota biográfica
Cláudia Nogueira é investigadora do Centro de Estudos Sociais. Doutorou-se em Sociologia, com a tese "Para lá dos Silenciamentos. Sofrimento mental, integralidade e (im)possibilidades de uma ecologia de cuidados". Os seus atuais interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com as temáticas do Sofrimento Mental, Paradigma da Integralidade, Ecologia de Cuidados, Políticas Públicas de Saúde, Equipas de Saúde Mental Comunitária, Diversidade epistemológica na saúde e Espiritualidade-Saúde. Participou num estudo pioneiro sobre a desinstitucionalização psiquiátrica em Portugal, tendo publicado, em coautoria, "Doença Mental, Instituições e Famílias. Os desafios da desinstitucionalização em Portugal", com Pedro Hespanha et al. (Almedina, 2012). Atualmente, é membro da equipa portuguesa da FRANET (2022-2026), a rede de investigação multidisciplinar da Agência dos Direitos Fundamentais da UE. Neste âmbito, participa no projeto "Proteção dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência que vivem em instituições".
Agenda
2 de julho de 2025, 14h30 - 16h30
Mesa-Redonda | Direitos fundamentais em perspetiva: desafios na inclusão das pessoas com deficiência
28 de julho de 2025, 14h00-16h00 (GMT+1)
Oficina | Diálogos entre a neurodiversidade e os mad studies
Projetos
FRANET
Últimas Publicações
Artigo em Revista Científica
Nogueira, Cláudia (2024), "Paradoxos e fragilidades na intervenção de uma Equipa Comunitária de Saúde Mental: breves ecos de uma pesquisa etnográfica", Plataforma Barómetro Social, 1ª Série de 2024, (Abril de 2024)
Ler maisCapítulo em Livro
Nogueira, Cláudia (2021), Entre o compromisso de cuidar e a (in)evitável herança biomédica: virtualidades, limites e desafios de uma Equipa de Saúde Mental Comunitária, in Breno Fontes; Viviane Silva (org.), Rios e Represas: olhares para a saúde mental. Porto Alegre: CirKula, 47-109
Ler mais