Teses Defendidas

Cultura ente muralhas. (Sub)culturas e estilos de vida alternativos nas pequenas cidades: o Festival Entremuralhas e os góticos em Leiria

Manuel Pereira Soares

Data de Defesa
20 de Novembro de 2025
Programa de Doutoramento
Doutoramento em Sociologia
Orientação
Claudino Ferreira
Resumo
A cidade afigura-se como espaço de diversidade, mas igualmente (ou por causa disso) também de disputas simbólicas e tensões entre culturas alternativas e dominantes. Partindo desta premissa, esta tese visa explorar o argumento que os eventos de caráter subcultural contribuem para a integração das subculturas em cidades de pequena-média dimensão. O caso de estudo selecionado foi o festival gótico Entre/Extramuralhas em Leiria. Procurou-se perceber como a identidade gótica é vivida, construída e negociada pelos seus participantes, bem como a forma como a cidade acolhe, transforma e reconfigura essa expressão subcultural. A pesquisa procurou ainda situar o gótico num contínuo entre teoria subcultural e pós-subcultural, interrogando a sua ambivalência identitária à luz de processos como a mercantilização cultural, a festivalização e a institucionalização da diferença.
A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, combinando trabalho de campo de inspiração etnográfica com entrevistas semiestruturadas aos organizadores do festival, participantes da subcultura gótica e a outros atores políticos, culturais, e económicos locais. A observação participante em eventos e festivais promovidos pela Fade In, sobretudo as edições 2022 e 2023 do Extramuralhas, permitiu captar as dinâmicas simbólicas, estéticas e políticas em torno da presença gótica na cidade. O estudo procurou centrar a análise no cruzamento entre cultura alternativa e políticas culturais urbanas.

Entre os principais resultados destaca-se a identificação de uma "condição gótica" marcada por continuidade e envelhecimento geracional dos participantes da subcultura. Verificou-se também uma clara ambivalência entre formas de pertença mais "essencialistas" e outras mais fluídas e transversais, pondo em causa a rigidez de indicadores de substância subcultural que se confrontam com a teoria advinda das críticas pós-subculturais. A nível urbano, constatou-se que a subcultura gótica passou de uma posição de marginalidade para uma integração estratégica nas políticas culturais locais, sendo apropriada como recurso com intuitos turísticos. O estudo de caso permitiu capturar a tensão entre a autenticidade subcultural e a mercantilização da diferença, revelando dinâmicas de negociação entre públicos, promotores e instituições. Em última instância, o caso de Leiria ilustra como a cidade se torna um palco para a reconfiguração simbólica de uma subcultura que, simultaneamente, reivindica espaço e se adapta a novas lógicas culturais e institucionais.

Palavras-chave: festival Entre/Extramuralhas; subcultura gótica; identidade cultural, ambivalência subcultural; festivalização