GPS - Grupo de Pesquisa em Sexualidades
Seminário
Saúde bissexual em destaque: o impacto da binegatividade na vida das pessoas bi+
27 de março de 2025, 15h00 (GMT)
Evento em formato digital
A partir de uma iniciativa de 2014, promovida pelo Bisexual Research Center de Boston, março tem-se destacado como a altura do ano em que as questões e os temas relacionados com a saúde e o bem-estar das pessoas bissexuais estão no centro do debate ativista LGBTAIQ+ norte-americano.
Com o propósito de contribuir para a conscientização da saúde bissexual, e o intuito de levar esta iniciativa para o contexto específico de Portugal, inauguramos o ciclo de seminário “Entre as letras: conversas sobre bissexualidades e monodissidências” no mês de março de modo a discutir os desafios que impactam negativamente as vidas das pessoas bi+, particularmente no que diz respeito à esfera da intimidade. A proposta desta primeira sessão é explorar a saúde mental bissexual, com uma ênfase especial nas experiências de binegatividade dentro das relações afetivas.
Convidadas: Sara Malcato (Assistente social, Mestre em psicologia clínica e da saúde e Sexóloga clínica) e Mafalda Esteves (Psicóloga social, investigadora e doutoranda).
Moderação: Mariacristina Migliore
Notas biográficas
Sara Malcato possui uma licenciatura em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa e é mestre em Psicologia Clínica, especialista em psicologia clínica e da Saúde. É sexóloga clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Pós-graduada em Sexologia Clínica, em Terapia de Casal, em Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco e em Avaliação Psicológica. É Técnica de Apoio à Vítima, Coordenadora Científica da Especialização Avançada em Sexologia e Sexualidade Positiva no Instituto CRIAP. Perita em questões LGBTI, pela Comissão de Cidadania e Igualdade de Género, é oradora convidada em várias iniciativas organizadas por diferentes entidades, nomeadamente na área da saúde mental, sexologia e na área social. Foi coordenadora de serviços da Associação ILGA Portugal (Linha de apoio telefónico LGBTI+, Serviço de Apoio à Vítima LGBTI+, Serviço de Apoio Psicológico, e Serviço de Apoio Social). Ativista, feminista e defensora de Direitos Humanos.
Mafalda Esteves é psicóloga, investigadora colaboradora no CES-UC e doutoranda no programa doutoral em Psicologia no CIS/ISCTE-IUL onde desenvolve uma tese intitulada "Sexualidades invisíveis: Cidadania íntima e bem-estar psicossocial na bissexualidade". Mestre em Investigação e Intervenção Psicossocial pela Universitat de Barcelona. Ao longo dos ano no seu trabalho tem-se interessado por abordagens críticas na Psicologia social, identidades bi+, diversidade sexual e de género na infância, abordagens comunitárias à saúde e bem-estar, ação coletiva e participação pública. É atualmente membro da coordenação do GPS-Grupo de pesquisa em Sexualidades e das SHARP Talks - Sexualidade, Saúde e Direitos Humanos no CES-UC e no grupo de pesquisa Health for all (CIS-ISCTE-IUL). As suas publicações mais recentes na área dos estudos bissexuais são “Bisexual citizenship in Portugal” (2022) e “At the Fringes of Pride Politics: Experiences of Bisexual and LGBTQ+ Chronically Ill People in Portugal, artigo em coautoria com Mara Pieri.
Mariacristina Migliore é Licenciada pela Sapienza – Università di Roma e Mestre em Línguas e Culturas Europeias e Extraeuropeias pela Università di Catania, Mariacristina Migliore é atualmente doutoranda no programa em Estudos Feministas na Universidade de Coimbra (FLUC/CES), com um projeto de investigação dedicado à obra da escritora brasileira Cassandra Rios, financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Atividade no âmbito do Grupo de Pesquisa em Sexualidades | GPS-CES
___________________
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/81705681908 | ID: 817 0568 1908 | Senha: 561999
Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.
As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.